sábado, 16 de maio de 2009

RECEITA DE YAKISOBA DE CAMARÃO

Tipo de Culinária: Oriental - Chinesa
Categoria: Prato Principal
Subcategoria: Carnes e Frutos do Mar
Rendimento: 4 porções

  • Ingredientes:

1 unidade de cenoura fatiada

Quanto baste de gengibre picado

1/2 maço de brócolis ninja picado

1/2 xícara de chá de acelga em fatias

400 g de peito de frango desossado
em cubos pequenos

200 g de camarão sete barbas limpo

1 xícara (chá) de caldo de frango

2 colheres de sopa de amido de milho

1 colher de sopa de óleo de gergelim

Sal

Quanto baste de shoyu

  • Preparo:

Cozine o macarrão e reserve. Tempere o frango e o camarão com sal. Em uma wok, aqueça o óleo e adicione o brócolis rapidamente e retire. Em seguida, passe a cenoura no óleo e retire. Passe também a acelga rapidamente no óleo e retire. Passe o frango e os camarões em amido de milho e adicione ao óleo. Escalde rapidamente e retire. Deixe um pouco de óleo na panela, acrescente o óleo de gergelim, o gengibre picado e o frango, o camarão e os legumes reservados. Acrescente o caldo de frango e o molho de shoyo. Se o molho ficar ralo, dissolva um pouco de amido de milho em água e adicione à panela com os legumes para engrossar. Em outra wok, frite o macarrão em um pouco de óleo. Sirva o macarrão com o molho, os legumes, frango e camarão.

Bom apetite!

FRANGO XADREZ

Tipo de Culinária: Oriental - China
Categoria: Prato principal
Rendimento: 2 porções

  • Ingredientes:

1 pimentão vermelho grande
1 pimentão verde médio
1 galho de salsão
1 cebola 200g de peito de frango desossado 10 champignons pequenos (conserva) opcional
20 g de broto de bambu ou cenouras
3 colheres (sopa) de óleo de soja
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de Aji-no-moto
1 colher (chá) de sal
1/2 copo de água
1 colher (chá) de maisena
Amendoim a vontade


  • Preparo:

Cortar os pimentões, o salsão, a cebola, o frango e a cenoura em quadrados de 01 cm para que fiquem xadrez.
Colocar uma panela no fogo com 02 colheres de óleo e deixar aquecer bem.
Adicionar o frango já cortado durante 1 min ( + ou - ). Na sequencia adicionar o resto dos ingredientes e a água, mexa por mais uns 5 min.
Colocar o sal, o shoyu, Aji-no-moto, a maisena dissolvida em uma colher (sopa) de água.
Por fim colocar uma colher de óleo de soja e pronto.
Despejar numa travessa e enfeite com amendoim.

Bom apetite!

PAD THAI

Tipo de Culinária: Oriental - China
Categoria: Prato Principal
Rendimento: 4 porções

  • Ingredientes:

400 g de macarrão de arroz tipo espaguete
5 colheres (sopa) de óleo
1 cebola
1 colher (chá) de alho picado
400 g de peito de frango sem pele e sem osso
250 g de camarão pequeno
150 g de camarão seco
100 g de amendoim
4 cebolinhas verdes
4 ovos
150 g de broto de feijão
2 colheres cheias (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de nam pia
6 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de suco de limão
3 ramos de coentro


  • Preparo:

1. Em uma vasilha, coloque o macarrão de molho em água quente por 15 minutos. Escorra e junte uma colher de óleo, para evitar que grude. Reserve.
2. Corte o peito de frango em cubos de 2 em.
3. Limpe os camarões pequenos, tirando a casca e o filamento preto do dorso.
4. Limpe os camarões secos. Coloque em um processado r ou liquidificador para moer e obter um pó grosso. Pique grosseiramente o amendoim. Corte a cebolinha verde em rodelas finas. Corte a cebola em fatias finas. Pique o alho e o coentro.
5. Quebre os ovos em uma vasilha e bata-os ligeiramente.
6. Aqueça as 4 colheres restantes de óleo em um wok (ou frigideira funda). Junte a cebola e o alho e refogue até começar a dourar. Junte os cubos de frango e mexa por 3 minutos. Acrescente o camarão fresco e o camarão seco, mexendo sempre.
7. Junte os ovos e mexa vigorosamente com garfo, para separá-los em pequenas partes, como ovos mexidos.
8. Coloque o açúcar mascava, o shoyu, o suco de limão e o nam pia. Misture muito bem e junte o macarrão. Continue mexendo.
9. Apague o fogo e acrescente o broto de feijão e o amendoim. Misture novamente, salpique o coentro fresco e sirva.


Bom apetite!

HISTÓRIA DA CULINÁRIA GREGA

A cozinha grega é uma das mais saudáveis, saborosas e perfumadas do mundo. É recheada de grãos, azeite, legumes, vegetais, iogurtes e mel, comporta elementos doces e salgados e todos os pratos e ainda tem nas oleaginosas, como nozes e gergilim, um ingrediente comum a muitas receitas.

Alho, ervas frescas, como o orégano, alecrim, tomilho e louro, peixes, frutos do mar, pães, cereais e a carne de carneiro também são elementos fortemente presentes na cozinha da Grécia, um país que fica no Sudeste da Europa e tem cerca de 11 milhões de habitantes.
Os gregos têm o costume de oferecer os mezédes, que são porções de antepastos diversos servidos para acompanhar uma bebida antes das refeições. Eles são saboreados com pão sírio, lá chamado de pão grego.Se você for à Grécia, certamente será servido com mezédes de patê de berinjela, coalhada com pepino e alho ou de ovas de peixe; bolinhos de carne; queijo grelhado e flambado; frutos do mar (lula, camarões, polvo, marisco) ; charutinhos de folhas de uva, a salada grega chamada de horiátiki (tomates, pepinos, finas fatias de cebola, azeitonas, pimentão verde) e uma fatia de um forte queijo de ovelha, o queijo feta, temperado com orégano, e as azeitonas gregas, que nunca faltam numa mesa.

Os sabores incomparáveis da culinária grega fazem o país distinguir-se por sua cozinha. Durante sua estadia na Grécia, não poderá deixar de ter surpresas agradáveis no que diz respeito à cozinha grega. Contrariamente ao preconceito que tem a maioria das pessoas, essa última não se resume exclusivamente no «mussaká», no «souvláki» e na «salada horiátiki», mas apresenta uma grande variedade de pratos capazes de dar plena satisfação às buscas gastronônicas tanto dos comedores de carne como dos vegetarianos. Aliás, as coisas não poderiam ser de outro modo no país que deu à luz os simpósios e os filósofos epicurianos. Mais precisamente, Arquestratos foi quem escreveu o primeiro livro de receitas na História, recordando que a culinária é sinal de civilização. A tradição gastronômica da Grécia ascende a mais ou menos 4.000 anos. Todavia, como ocorre com quase todas as culinárias nacionais, a gastronomia grega influenciou e recebeu influências de países vizinhos, tanto do Oriente como do Ocidente.

TORTA FOLHADA DE ESPINAFRE - SPANAKÓPITA

Tipo de Culinária: Mediterrânea - Grécia
Categoria: Prato Principal
Subcategoria: Massas e Hortaliças A
Rendimento: 20 porções

  • Ingredientes:

1/5 kg de massa folhada tipo filo

1 ½ kg de espinafre

4 ou 5 cebolinhas verdes

750 g de queijo féta

2ou 3 ovos batidos

Sal e pimenta do reino,salsinha e dil a gosto

1 xícara de azeite de oliva

  • Preparo:

Lave bem o espinafre e pique. Acrescente uma colher de sopa rasa de sal e amasse bem com as mãos. Deixe descansar no sal por 1 hora e depois esprema com as mãos para sair a água. Ponha o espinafre numa tigela e acrescente 1/3 de xícara de azeite, a cebolinha picada, o queijo picado em pedaços pequenos, os ovos batidos, o dil e a salsinha, o sal e a pimenta. Numa forma de dimensões 10’’ Χ 14‘’ Χ 2’’ untada com manteiga, arrume uma folha de massa folhada e unte-a com azeite. Em seguida, coloque sobre ela o recheio de espinafre e cubra-o com 6 folhas de massa, untando cada uma com azeite. Com a ponta de uma faca, trace as 3 folhas superiores da massa, desenhando quadrados de cerca de 6 cm de lado. Salpique com água para evitar que as folhas dobrem. Asse a torta em forno médio por 40-45 minutos. Deixe esfriar e, em seguida, corte em quadrados. Sirva quente ou fria.

Bom apetite!

ALMÔNDEGAS GREGAS - KEFTEDES

Tipo de culinária: Mediterrânea - Grécia
Categoria: Prato Principal
Bebida Sugerida: Vinho Tinto Gerovassiliou Syrah 2003
Uva: Syrah (80%), Merlot (18%) e Grenache (2%)
Vinhedos: Vinhedo em solo arenoso-calcário, situado à 300 metros de altitude, a apenas 3 km do mar em três dos quatro lados. É localizado na vila de Epanomí, na prefeitura de Thessaloníki, na região da Macedônia.
Este excelente tinto é elaborado por Gerovassilíou, um dos maiores nomes do vinho grego. O produtor é um verdadeiro especialista na casta Syrah, produzindo vinhos elegantes e refinados.

  • Ingredientes:

1 fatia de pão sem casca
450g de carne de carneiro moída
1 dente de alho amassado
1 cebola picadinha
1 colher (sopa) de salsa fresca picada
1 colher (sopa) de hortelã fresca picada
½ colher (chá) de canela em pó
Sal e pimenta
Farinha de trigo para enrolar
6 colheres (chá) de azeite

  • Molho de tomate:

3 colheres (chá) de azeite
1 cebola pequena picadinha
400g de tomates sem pele com o caldo
1 colher (chá) de açúcar
Sal e pimenta

  • Preparo:
Amoleça o pão em um pouco de água. Esprema e amasse-o em uma tigela. Acrescente a carne e todos os temperos. Mexa bem. Faça bolinhas com a mistura e passe-as na farinha de trigo. Para fazer o molho, aqueça o azeite em uma panela, doure a cebola, junte os tomates, sal, pimenta e o açúcar. Cozinhe por 5 minutos. Bata o molho no liquidificador até ficar homogêneo. Retorne à panela e volte a esquentar. Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite as almôndegas por 5 a 6 minutos, virando sempre, até dourarem por completo. Transfira para uma travessa e coloque o molho por cima.

Dica: se você quiser mesmo fazer uma legítima almôndega grega, use a carne de carneiro. Se não fizer questão de seguir a tradição, é possível substituí-la por carne de vaca moída.

Bom apetite!