quinta-feira, 9 de abril de 2009

CALDEIRADA ESPANHOLA DE FRUTOS DO MAR


As diferentes cozinhas espanholas formam um conjunto gastronômico de destaque no hábito alimentar do Ocidente, juntamente com a cozinha francesa e a italiana. Na cozinha espanhola destacam-se as cozinhas basca, seguida da catalã e da andaluza.A Espanha possui uma culinária autêntica e bastante diversificada, reflexo das línguas e hábitos regionais de suas 17 comunidades autônomas. No noroeste, à beira do Oceano Atlântico, entre a Galícia e o País Basco, o clima, a paisagem, a vegetação e os sabores são completamente diferentes dos da ponta meridional da Andaluzia, entre o Estreito de Gibraltar e o Golfo de Cádiz.

A cozinha espanhola é marcada pela diversidade de pratos regionais, resultado da misseginação de vários hábitos alimentares e cultura, dos povos que se fixaram na Ibéria. Ligados por um mar comum, os povos mediterrâneos, incluindo os espanhóis, desfrutaram durante séculos de um intenso intercâmbio de alimentos.

  • Mercadores fenícios, depois gregos e cartagineses atravessaram essas águas com regularidade. No entanto, foram os árabes, que dominaram a região a partir do século VIII, que mais marcaram os hábitos alimentares dos espanhóis, contribuindo para a formação da gastronomia espanhola.
  • Os árabes, exímios comerciantes, levaram à região o arroz e as especiarias, até hoje amplamente utilizadas, como o açafrão. Ingrediente indispensável à paella, ele é hoje um dos condimentos mais caros no mercado, produzido quase que exclusivamente pela Espanha. Os árabes foram ainda os responsáveis pelas primeiras plantações de laranja nas terras ibéricas e apresentaram aos espanhóis os segredos da destilação – técnica que permitiu a fabricação do xerez, bebida que aromatiza muitas receitas locais.
  • Os romanos introduziram a famosa trilogia mediterrânea - pão, azeite e vinho.
  • Os árabes, fruto de uma permanência de quase oito séculos, introduziram o arroz, a laranja, o açafrão, a canela, o alho, entre muitos outros produtos.

No País Basco, por exemplo, a maioria dos pratos é à base de frutos do mar. Nos restaurantes do sul brilha a carne grelhada e o gazpacho. No centro do país, as melhores receitas são as de leitão e cordeiro assados no forno a lenha. Nas cidades do leste, principalmente em Valência, a paella é o prato principal.

  • De maneira geral, na Espanha come-se:
    No Sul: porco e arroz;
    No Norte: carne de vaca e batatas;
    No Centro: carneiro e grão-de-bico;
    No litoral: peixe e mariscos.
  • A cozinha espanhola reteve dos Mouros a arte de preparar o arroz, descobriu a malagueta e introduziu na Europa todas as combinações à base de tomate. Contudo, o que talvez mais a caracteriza são os sabores que tira dos produtos mais simples.
  • As sopas são feitas com legumes secos, como a chamada "fabada" na região das Astúrias, que leva feijão branco, chouriço, toucinho e chouriço de sangue, ou a sopa de grão-de-bico, com espinafres e bacalhau.
  • Os peixes e os mariscos são produtos de referência quando se enumera o receituário espanhol: as caldeiradas e as sopas bascas, as lulas com tinta, as sardinhas e as gambas assadas na prancha, o atum branco com tomate e a pescadinha frita.
A cozinha espanhola utiliza vinho, em especial o xerez. A Espanha é o país do xerez, um vinho licoroso, que provém de um país com a maior extensão de vinhas a nível mundial, 90% da produção espanhola é de vinho corrente, não sendo engarrafado, bebido localmente como vinho de garrafão.

  • Bebida Sugerida: Um bom Rosé da Provence, Rioja Branco.

  • Ingredientes:

600 g de cação cortado em cubos
500 g de camarão médio limpo
6 lagostins
300 g de mexilhão
500 g de lula cortada em anéis
5 batatas médias
3 tomates maduros cortados em rodelas
3 cebolas cortadas em rodelas
1 pimentão cortado em rodelas
2 cubos de caldo de camarão
Cheiro verde a gosto
Coentro a gosto
Sal a gosto
Limão para lavar os frutos do mar
1/2 xícara de azeite de oliva
6 dentes de alho grandes

  • Preparo

Depois dos frutos do mar devidamente limpos e lavados com caldo de limão,
aqueça uma panela grande e coloque para dourar o alho amassado, depois refogue o mexilhão e coloque o cação cortado em cubos e adicione a água
Deixe abrir fervura e adicione a lula cortada em anéis e os tomates, as cebolas e o pimentão
Logo em seguida coloque os cubos de caldo de camarão e acerte o sal
Adicione coentro e cheiro verde e os camarões
Logo após coloque as batatas cortadas em rodelas grossas e previamente cozidas
E para finalizar coloque os lagostins por cima de tudo, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 min
Sirva com arroz branco,pirão e pão italiano.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar esta receita