domingo, 30 de agosto de 2009

CAMARÃO NA MORANGA

Tipo de Culinária: América do Sul - Região Nordeste - Brasil
Categoria: Prato Principal
Subcategoria: Frutos do Mar
Bebida Sugerida: Carmem Reserve Sauvignon Blac 2007 - Branco Seco
País: Chile
Produzido com uvas cultivadas no Vale de Casablanca, a melhor para brancos do país. É um vinho concentrado e persistente. O seu perfumado aroma destaca limão abacaxi e toques herbáceos. No palato é seco, muito balanceado e persistente.

  • Ingredientes:

1 moranga (2,2 kg)

300 g de camarão médio com casca

250 g de queijo tipo catupiry

2 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta do reino a gosto.

  • Preparo:

Lave a moranga e corte, com uma faca afiada, uma tampa na sua parte superior.Aperte a tampa para baixo, para que solte da moranga e puxe-a para cima para que se desprenda das sementes, retire e retire todas as sementes de dentro da moranga.Espalhe o queijo catupiry por todo o interior da moranga e reserve.Limpe os camarões e reserve as cascas e as cabeças para o caldo, tempere os camarões com sal e pimenta do reino.Coloque o azeite numa frigideira e leve ao fogo alto para esquentar, quando estiver quente, acrescente os camarões e frite por cerca de 1 minuto de cada lado.Não deixe que os camarões fritem mais do que o tempo determinado, para que não fiquem duros, coloque-os num recipiente, cubra com filme plástico e leve a geladeira.

  • Ingredientes para o Caldo de Camarão:

Cascas e cabeças dos camarões1 colher (sopa) de azeite1 colher (sopa) de farinha de trigo750 ml de água2 talos de salsinha2 pimentas em grão quebradas.

  • Modo de preparo:

Leve uma panela média ao fogo alto para aquecer, acrescente o azeite, as cascas dos camarões e refogue por 2 minutos.Acrescente a farinha de trigo, refogue por mais 1 minuto e coloque a água e os ingredientes restantes, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, sem ferver.Retire o caldo do fogo e passe por uma peneira, reserve o caldo e despreze as cascas.Ingredientes para o

  • Molho:

700 g de tomate picado1 colher (sopa) de azeite½ cebola picada1 dente de alho picado2 colheres (sopa) de extrato de tomate2 colheres (sopa) de salsinha picadaSal e pimenta do reino a gosto.Modo de preparo: Retire a pele e a semente dos tomates e corte-os grosseiramente.Descasque e pique a cebola e o alho.Coloque azeite numa panela média e leve ao fogo baixo para esquentar, acrescente cebola e refogue por 2 minutos, junte alho e refogue por mais 1 minuto, coloque tomate picado, caldo de camarão reservado e todos os ingredientes restantes.Cozinhe por 40 minutos ou até que a maior parte do caldo tenha evaporado.Acrescente os camarões fritos e cozinhe por mais 2 minutos.Retire o molho do fogo, coloque-o com os camarões dentro da moranga, feche com a tampa e forre todo o fundo e a lateral da moranga com papel alumínio.Ligue o forno em temperatura alta (200 graus), coloque água num caldeirão e leve ao fogo alto para ferver.Coloque a moranga dentro de uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido, acrescente a água fervendo na assadeira e deixe assar em banho-maria por 90 minutos ou até que a moranga fique macia.Retire a assadeira do forno, escorra a água, retire o papel-alumínio e coloque a moranga num prato.Sirva a seguir com arroz branco e molho de pimenta.

Bom apetite!

BOBÓ DE CAMARÃO

Tipo de Culinária: América do Sul - Região Nordeste - Brasil
Categoria: Prato Principal
Subcategorias: Peixes e Frutos do Mar
Rendimento: 4 porções
Bebida Sugerida: Vallontano Chardonnay 2008 - Branco Seco
Região: Sul do Brasil
Em 2008, as condições climáticas perfeitas permitiram que Vallontano elaborasse um surpreendente Chardonnay, saboroso, aromático e fresco, com ótima presença no palato. O estilo marcante, mas limpo e sem madeira, é o mesmo que vem fazendo cada vez mais sucesso entre vários bons produtores de Chardonnay de todo o mundo.
  • Ingredientes:
750 gr de camarão médio rosa
750 gr de mandioca em pedaços médios
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão verde picado
3 unidade de tomate sem pele, sem sementes
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
50 ml de azeite de oliva
100 ml de leite de coco
1 litro de água
1 limão
Coentro
Pimenta de cheiro e sal

  • Preparo:
Descasque os camarões, afervente as cabeças e as cascas em um litro de água salgada. Coe a água e reserve. Retire o fio central da mandioca e, em seguida, cozinhe na água reservada e processe (bata em liquidificador ou processador) ainda quente. Reserve este creme. Salteie os camarões (temperados com sal e limão) no azeite de oliva e alho picado. Reserve. Na mesma panela (com o resíduo de azeite e alho), adicione os pimentões, depois a cebola picada e por último o tomate sem pele. Depois refogue. Acrescente o creme da mandioca, deixe ferver por mais ou menos sete minutos. Acerte o sal e finalize com os camarões salteados, o azeite-de-dendê, o leite de coco, a pimenta e o coentro.

Bom apetite!

sábado, 22 de agosto de 2009

SARAPATEL

Tipo de Culinária: América do Sul - Região Nordeste - Bahia - Brasil
Categoria: Prato Principal
Subcategoria: Miúdo de porco

  • Ingredientes:
1 quilo de sarapatel
200g de bacom
1 cebola grande
1 pimentão verde
1 colher de chá de tempero baiano
1 colher de sobremesa de colorau
1 cabeça de alho
1 tomate maduro
1 envelope de tempero sabor do nordeste
Sal a gosto

  • Para o Vinagrete:
2 tomates grandes maduros
1 maço de coentro e cebolinha verde
2 cebolas roxas
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
Vinagre e sal

  • Preparo:
Escaldar o sarapatel em água fervendo,depois picar em pedaços pequenos e reservar.
Numa panela, colocar o bacon picadinho e fritar até soltar a gordura. Acrescentar o alho espremido, cebola picadinha, tomate picadinho e o pimentão picado. Neste momento, acrescentar o sarapatel reservado, o tempero baiano, o colorau e o tempero sabor do nordeste. Deixar cozinhando em fogo baixo, a panela tapada por 30 minutos. Enquanto o sarapatel está no fogo, pique bem miudinho todos os ingredientes para o vinagrete. Sirva o sarapatel com uma porção de vinagrete ao lado. Se gostar, acrescente farinha e pimenta no seu prato.

Bom apetite!

LAGOSTA GRELHADA

Tipo de Culinária: América do Sul - Região Nordeste - Brasil
Categoria: Prato principal
Subcategoria: Frutos do Mar
Rendimento: 4 porções
Tempo : 15 minutos
Cozimento : 10 minutos
Bebida Sugerida: Alpha Chardonnay 2006 (Viña Montes) - Branco Seco
Produtor: Viña Montes
País: ChileRegião:
Volume: 750 ml
Excelente e moderno Chardonnay, em estilo bem exuberante. As uvas vêm da fria região de Casablanca, a melhor do Chile para brancos. Sem dúvida um dos melhores Chardonnay da América do Sul, merecendo 90 pontos de Robert Parker nesta safra.
  • Ingredientes:

2 lagostas
500 ml de óleo
200 g de manteiga derretida
500 ml de rum envelhecido
sal e pimenta preta

1. Preaqueça o forno.

2. Abra as lagostas em 2 pedaços no sentido do comprimento.

3. Esquente o óleo em fogo alto em duas frigideiras fundas. Quando ferver, coloque as metades das lagostas nas duas frigideiras, com a carne mergulhada no óleo. Deixe fritar por cerca de 3 minutos.

4. Quando a carne estiver bem dourada, retire as lagostas. Coloque-as numa assadeira, com a carne voltada para cima. Tempere com sal e pimenta preta e regue cada metade com manteiga derretida. Deixe no forno por 7 ou 8 minutos.

5. Enquanto isso, esquente o rum numa panela. Retire as lagostas do forno, regue com o rum e flambe. Sirva imediatamente.

Bom apetite!