sábado, 28 de março de 2009

PÃO ÁRABE

Tipo de Culinária: Oriente Médio - Syria

Categoria: Entrada

  • Ingredientes:

4 copos americanos de farinha de trigo

½ colher de sopa de fermento biológico

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de chá de sal

1 ½ de água



  • Preparo:

Em um reservatório fundo, misture bem a farinha e o sal.
Misture a parte o fermento, o açúcar e meio copo de água na temperatura ambiente.
Faça uma abertura no centro da farinha e coloque nela a mistura acima, deixe o reservatório coberto sem misturar o conteúdo por dez minutos, quando retornar a mistura liquida deve apresentar uma espuma.
Comece a misturar a farinha com a mistura do fermento e a água restante, o uso da água depende da umidade ambiente e do tipo de farinha por isso é impossível predeterminar a quantidade exata de água, mas a massa deve ficar mais úmida do que a massa de pizza.
Deixe a massa descansar por 10 minutos.
Divida a massa em porções medias e solve em formato de bolas com o uso de um pouco de farinha, deixe descansar as bolas por 3 horas.
Abra as bolas da massa com o auxílio de farinha numa espessura de aproximadamente meio centímetro.
Abra um pano de cozinha limpo em uma numa bandeja, polvilhe o pano com um pouco de farinha, distribua bem com as mãos, coloque o disco da massa aberto no pano com farinha, polvilhe mais farinha acima do disco e distribui bem, cubra o mesmo com o mesmo ou outro pano, e repita o processo construindo camadas dos discos separadas pelo pano e pela farinha.
Deixe descansar em um lugar aquecido (não no forno quente) por 20 a 25 minutos.
Pré-aqueça o forno para a temperatura de 300 graus ou maior.
Descubra o primeiro disco coloque individualmente no forno até ele estufar e ficar dourado por ambos os lados. De preferência use a própria base do forno para assar os pães.
Outro modo pode ser feito com uma panela muito aquecida no fogão na qual você coloca o disco usando o próprio pano em que se apóia e tira o pano logo em seguida.
pode ser necessário virar o pão enquanto assa.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar esta receita