quinta-feira, 26 de março de 2009

ARROZ COM LENTILHA - MUJADDARA


Tipo de Culinária: Oriente Médio
Categoria: Acompanhamento
Redimento: 6 poções
  • Ingredientes:
2 xícaras de arroz
2 xícaras (500g) de lentilhas
1 e 1/2 xícara de azeite
4 cebolas grandes picadas de comprido
Água
Pimenta síria (Bahar, à venda em muitos supermercados)
Sal
  • Preparo:
Ferva bastante água. Lave muito bem o arroz e as lentilhas. Ponha o arroz de molho na água fervente em recipiente tampado. Reserve.
Ponha as lentilhas numa panela grande, com água até um dedo acima do nível das lentilhas. Ponha sal a gosto e deixe cozinhar em fogo médio.
Numa frigideira, frite toda a cebola no azeite, em fogo alto, mexendo sempre, até que a cebola fique muito escura (quase queimada).
Retire do fogo e incline a frigideira para que todo o azeite escorra para um lado. Retire o azeite com uma colher e jogue na panela da lentilha. Separe metade da cebola frita e junte às lentilhas. Reserve a cebola restante, sem azeite.
Quando a lentilha estiver quase cozida (ainda um pouco dura), escorra o arroz e junte. Mexa bem. Ponha uma pitada de pimenta síria. Coloque água até o nível do arroz com lentilhas. Deixe levantar fervura em fogo alto e depois abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe até que a água quase seque. Ponha mais um pouco de água fria e deixe cozinhar mais.
Vá experimentando um pouquinho da lentilha com o arroz: quando os dois estiverem cozidos, mas ainda durinhos, embrulhe a panela tampada em jornais ou ponha num saco de papel. Deixe descansar por umas 2 horas.
Retire a panela do papel, afofe com um garfo grande. Coloque numa travessa larga e baixa. Espalhe por cima a cebola reservada.
  • Dica: a cebola frita em bastante azeite fica com um sabor levemente adocicado e pode ser usada também para enriquecer outros pratos.Ótimo para acompanhar assados de carnes.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar esta receita