domingo, 29 de março de 2009

CEVICHE TRADICIONAL

Tipo de Culinária: América do Sul - Peru
Categoria: Prato Principal

Rendimento: 5 pessoas

Bebida Sugerida: Pisco,destilado de uva moscatel, extremamente alcoólico.Bebida nacional do Peru.

A origem do Ceviche é do Peru . País que possui uma grande variedade de peixes e frutos do mar, é uma herança da Cultura Inca, antigos habitantes da região.

O ceviche é peixe ou frutos do mar marinado em sucos ácidos de frutas como o limão, o que acaba “cozinhando” o peixe e deixando-o com a carne firme e opaca. Pode ser servido como entrada ou prato principal. Um dos modos de preparo tradicional é feito com peixe branco, limão, pimenta vermelha, cebola e coentro.Este prato é o primo latino do sashimi.
  • Ingredientes:

1 k de linguado ou pescada branca
40 ml de suco de limão
1/2 unidade de abacate
20 g de pimentão amarelo em cubos pequenos
20 g de pimentão vermelho em cubos pequenos
20 g de ciboullete picada
3 g de gengibre ralado
1 cebola roxa picada bem fininha

Ají (pimenta)
Gengibre

  • Preparo:
Corte o peixe em pequenos cubos,tempere com limão e sal e adicione os outros ingredientes. Deixe descansar na geladeira por duas horas e sirva.
  • Acompanham: alface,milho branco cozido,camote (uma espécie de cará peruano) e batata doce cozida.

  • Dica: Você pode usar peixes brancos como o robalo e o linguado, ou outros peixes como o pargo, atum e olho de boi. Se for usar camarão, cozinhe-o rapidamente em água fervente por 30 segundos e em seguida coloque-o em uma tigela de água com gelo para cortar o cozimento e tempere normalmente.

Experimente outros sabores para o seu ceviche: coentro, salsinha, pimenta rosa, azeite, tomate, suco de laranja, vinagre de maçã, manjericão fresco, dill (endro), erva doce, ou molho inglês.Dizem que o suco que fica no prato é ótimo para ressaca.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar esta receita