quarta-feira, 8 de julho de 2009

MISSOSHIRO

Tipo de Culinária: Extremo Oriente - Japão
Categoria: Acompanhamento
Temperatura do Prato: Quente

  • Missoshiro: Sopa de peixe à base de soja. Bastante conhecida no Brasil e praticamente indispensável na refeição japonesa, é saboreada numa cumbuca chamada ochawan. Pode ser servida no café da manhã para começar o dia com muita energia!

Uma delícia! Pedida perfeita para o inverno: leve, saudável, pouco calórica (80 kcal por chawan ou tchawan - tigela japonesa) e muito rápida de fazer (não vai levar mais do que 10 minutos).

É uma sopa tradicional que serve como acompanhamento para diversos pratos, inclusive sushis e sashimis. Nas famílias japonesas ela é feita de litro e pode ser guardada na geladeira por até 3 dias.


  • Ingredientes:

1/2 repolho fatiado fininho

1/2 cebola picada

1/2 litro de água

2 colheres de sopa (bem cheia) de massa de missô escura (encontrada facilmente em diversos supermercados e lojas de artigos japoneses) - O sabor da massa escura é mais intenso, mas se preferir, pode usar a massa branca.

1/2 tofu (queijo de soja japonês) picado em cubinhos

1 pirex de cebolinha picada

1 envelope de Hondashi (opcional) - que é um tempero à base de peixe Bonito desidratado.

  • Preparo:

Comece refogando o repolho e a cebola em uma panela funda. Depois que eles murcharem um pouco, acrescente todos os demais ingredientes (exceto a cebolinha) e deixe ferver por 5 minutos. Acrescente o Hondashi e a cebolinha e sirva em seguida. Se preferir, acrescente um pouquinho de shoyu (molho de soja) para ressaltar o sabor.

  • Opção: muitas pessoas preferem trocar o repolho por um macarrão fininho a base de arroz chamado Bifun. Basta seguir os passos da receita e no momento da fervura acrescentar o macarrão.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar esta receita