quarta-feira, 8 de julho de 2009

MANIÇOBA

Tipo de Culinária: América do Sul - Região Norte - Pará - Brasil
Categoria: Prato Principal

  • Maniçoba: É um dos pratos típicos da cozinha regional que melhor retrata a maneira afro no preparo de sua comida. A maniçoba é feita da maniva,que são folhas da mandioca, moídas e cozidas por aproximadamente sete dias. É servida com arroz branco cozido. Seria a "feijoada"paraense, que servida com a farinha grossa de mandioca fica ainda mais apetitosa.

  • O importante,para quem não sabe, é dizer que a boa para o consumo é a maniçoba bem enegrecida. A esverdeada,denota que a maniva foi mal cozida menos de sete dias e poderá ocasionar problemas à saúde a quem comê-la, pois não estão habituados a esta iguaria cabocla,forte,pesada,saborosa,"a rainha da mesa paraense".

  • Preparo:

Comece quatro dias antes de servir. No primeiro dia,coloque a maniva moída numa panela grande com bastante água pela manhã e deixe ferver até anoitecer,em fogo brando,sem deixar a água secar. No segundo dia, acrescente o toucinho e deixe ferver novamente pelo dia inteiro. No terceiro dia,escalde todas as carnes e coloque-as na panela da maniva. Ferva de novo pelo dia inteiro,mexendo às vezes. No quarto dia, acrescente o alho espremido e a pimenta. Deixe ferver por mais 6 horas, mexendo às vezes. Sirva com arroz branco e farinha de mandioca.





  • Dica Importante:

É um dos pratos típicos da cozinha regional brasileira que melhor retrata a maneira afro no preparo de sua comida. A maniçoba é feita de maniva, que são as folhas da mandioca, moídas e cozidas por aproximadamente de sete a oito dias. No quarto dia de cozimento acrescenta-se artigos defumados como chouriço, toucinho, charque,pé de porco e outros.

Bom apetite!

3 comentários:

  1. É uma delíciaaaaaaaaaaaa, na minha casa todos fazem a maniçoba a baiana... que acrecenta o camarão seco e castanha.
    De toda forma é saborosa! obrigado ao Pará pela iguaria que chegou a Bahia e sofreu uma interferencia regional.
    Bom apetite!
    bjus Genira

    ResponderExcluir

Comentar esta receita