sábado, 16 de maio de 2009

HISTÓRIA DA CULINÁRIA GREGA

A cozinha grega é uma das mais saudáveis, saborosas e perfumadas do mundo. É recheada de grãos, azeite, legumes, vegetais, iogurtes e mel, comporta elementos doces e salgados e todos os pratos e ainda tem nas oleaginosas, como nozes e gergilim, um ingrediente comum a muitas receitas.

Alho, ervas frescas, como o orégano, alecrim, tomilho e louro, peixes, frutos do mar, pães, cereais e a carne de carneiro também são elementos fortemente presentes na cozinha da Grécia, um país que fica no Sudeste da Europa e tem cerca de 11 milhões de habitantes.
Os gregos têm o costume de oferecer os mezédes, que são porções de antepastos diversos servidos para acompanhar uma bebida antes das refeições. Eles são saboreados com pão sírio, lá chamado de pão grego.Se você for à Grécia, certamente será servido com mezédes de patê de berinjela, coalhada com pepino e alho ou de ovas de peixe; bolinhos de carne; queijo grelhado e flambado; frutos do mar (lula, camarões, polvo, marisco) ; charutinhos de folhas de uva, a salada grega chamada de horiátiki (tomates, pepinos, finas fatias de cebola, azeitonas, pimentão verde) e uma fatia de um forte queijo de ovelha, o queijo feta, temperado com orégano, e as azeitonas gregas, que nunca faltam numa mesa.

Os sabores incomparáveis da culinária grega fazem o país distinguir-se por sua cozinha. Durante sua estadia na Grécia, não poderá deixar de ter surpresas agradáveis no que diz respeito à cozinha grega. Contrariamente ao preconceito que tem a maioria das pessoas, essa última não se resume exclusivamente no «mussaká», no «souvláki» e na «salada horiátiki», mas apresenta uma grande variedade de pratos capazes de dar plena satisfação às buscas gastronônicas tanto dos comedores de carne como dos vegetarianos. Aliás, as coisas não poderiam ser de outro modo no país que deu à luz os simpósios e os filósofos epicurianos. Mais precisamente, Arquestratos foi quem escreveu o primeiro livro de receitas na História, recordando que a culinária é sinal de civilização. A tradição gastronômica da Grécia ascende a mais ou menos 4.000 anos. Todavia, como ocorre com quase todas as culinárias nacionais, a gastronomia grega influenciou e recebeu influências de países vizinhos, tanto do Oriente como do Ocidente.

2 comentários:

  1. Amei esse texto, ele vai ficar operfeito para um trabalho de culinária grega que eu vou fazer ! BRILHANTE !!

    ResponderExcluir
  2. parabens estou muito feliz pelo trabalho aqui apresentado.
    continua assim

    ResponderExcluir

Comentar esta receita